//
você está lendo...
Experimental, Filmes Meus

Ao Mestre com Carinho

From Goyaz to Glauber foi o making of do VIII Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, o FICA, que acontece anualmente na Cidade de Goiás, promovido pelo Governo do Estado.

Foi muito divertido dirigir esse “filme-processo” junto com o Yuri Vieira. Contratados pela organização, escrevemos um roteiro a quatro mãos e ele foi apresentado como desafio aos coordenadores e alunos de duas das oficinas que aconteciam durante o Festival: a de Fotografia, coordenada pelo mago Dib Lutfi, o homem atrás da câmera de Terra em Transe, e a de Edição, puxada pelo mestre João Paulo Carvalho, o arquiteto dos revolucionários cortes da saudosa série Armação Ilimitada e montador de longas como Benjamin e O Paí Ó! Yuri e eu acompanhamos as duas oficinas e fizemos a direção geral do processo.

O filme, exibido antes da cerimônia de premiação do Festival, foi um sucesso, arrancando entusiasmados aplausos do público presente e elogios de ninguém menos que Ismail Xavier, um dos maiores teóricos e críticos do cinema brasileiro.

O filme, numa carta a Glauber, relata um pouco da história do FICA e reflete, emulando o estilo frenético do mestre do cinema novo, sobre a relação entre cinema e meio ambiente. É pra mim uma grande prova de que o melhor caminho para fazer um bom filme é não se preocupar em fazer um bom filme. Nós simplesmente fizemos, sem esperar nada.

Sobre pedronovaes

Diretor e Produtor de Cinema e Vídeo. Sócio da Sertão Filmes, produtora com base em Goiânia, Brasil.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s